Você está aqui: Página Inicial > Sustentabilidade

Sustentabilidade

publicado 07/05/2013 07h15, última modificação 11/06/2015 12h51

Botao_atos_normBotao_comite_gestorbotão_dicas_linksBotao_agendaLogomarca_nova_2Botao_açoesBotao_galeriaBotao_momento_ambientalBotao_Fale_Conosco

O atual modelo de desenvolvimento econômico ao gerar destruição de ambientes naturais, exclusão social, concentração de renda e outros fenômenos de caráter interdependente impõe a busca de uma nova lógica na busca de compatibilizar crescimento econômico com os imperativos de equidade social e respeito aos limites dos ecossistemas.

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente/A3P, “a Administração Pública tem a responsabilidade de contribuir no enfrentamento das questões ambientais, buscando estratégias inovadoras que repensem os atuais padrões de produção e consumo, inserindo componentes sociais e ambientais. Diante dessa necessidade as instituições públicas têm sido motivadas a programar iniciativas específicas e desenvolver programas e projetos que promovam a discussão sobre desenvolvimento e a adoção de uma política de Responsabilidade Socioambiental do setor público”(2011).

Em continuidade ao Programa de Sustentabilidade do CJF, o plano de ação para o biênio 2013/2014 tem por objetivo consolidar a gestão de sustentabilidade no Conselho da Justiça Federal, buscando contribuir para a preservação do meio ambiente e para a promoção da boa prática social, por meio da sensibilização dos servidores, estagiários, prestadores de serviços e visitantes.

As iniciativas eleitas para o biênio em curso contemplam a redução do consumo de recursos; a adequação das instalações do edifício aos critérios de sustentabilidade; a adequação dos procedimentos licitatórios ao modelo de aquisições sustentáveis; desenvolvimento de ações sociais; promoção da saúde e do bem-estar de magistrados, servidores, estagiários, terceirizados e visitantes; a promoção do descarte sustentável de bens e produtos; a instituição de instrumentos normativos e o desenvolvimento de ações educativas.

Isso e muito mais você poderá acompanhar na página do Programa de Sustentabilidade do Conselho da Justiça Federal! Leia, reflita e participe!