Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2012 > Setembro > TRF5 sediará Encontro Regional Nordeste de valorização do magistrado

TRF5 sediará Encontro Regional Nordeste de valorização do magistrado

publicado 28/09/2012 14h35, última modificação 11/06/2015 17h13

Programa visa a debater mecanismos de valorização da magistratura e do Poder Judiciário

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5 sediará, no dia 1º de outubro, o Encontro Regional Nordeste do “Programa de Valorização – Juiz valorizado, Justiça completa!”, realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Coordenado pela Comissão Permanente de Eficiência Operacional e Gestão de Pessoas do CNJ, presidida pelo conselheiro José Lúcio Munhoz, o programa visa a debater mecanismos de valorização da magistratura e do Poder Judiciário, tanto em sua estrutura interna como no relacionamento com a sociedade.

De acordo com Munhoz, o objetivo do programa é fazer com que o próprio Poder Judiciário reflita coletivamente sobre problemas que interferem na autoestima de parte significativa da magistratura, bem como na imagem pública do juiz. “O Programa Valorização surgiu da verificação do problema da má compreensão da coletividade em face do trabalho do magistrado. Surgiu também da percepção de que o juiz hoje é um profissional sobrecarregado de trabalho e sem estrutura adequada. O magistrado sofre ameaças, sofre violência e é pressionado por uma estrutura interna que privilegia a quantidade e não a qualidade do trabalho do profissional. E isso vai causando problemas de toda ordem. Então, precisamos refletir sobre o tema”, avalia o conselheiro.

Já foram realizados três encontros, sendo um na região Sul, um na Sudeste e outro na Centro-Oeste, envolvendo a participação de presidentes, corregedores e diretores de comunicação dos tribunais brasileiros, presidentes das associações de magistrados e diretores das escolas de magistratura. Na pauta de todos os encontros, quatro temas em debate, entre eles a formação teórico-prática dos magistrados e a comunicação dos tribunais com a sociedade. Em cada reunião, são formuladas propostas que serão contempladas em atos administrativos do Conselho..

Para o evento no Nordeste, estão confirmadas as participações das associações dos magistrados de Sergipe e do Rio Grande do Norte, dos tribunais de Justiça de Alagoas, Piauí e Ceará, das escolas de magistratura do Rio Grande do Norte e do Ceará, dos tribunais regionais do trabalho da 20ª e 22ª Regiões e dos tribunais regionais eleitorais do Maranhão e de Sergipe, além do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, do TRF5 e do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), que participarão como correalizadores do evento.

Após o Encontro Regional Nordeste, o Programa Valorização dos Magistrados estará na região Norte. Mais sobre o Programa e os mecanismos de participação direta dos magistrados, os interessados devem acessar a página do CNJ na internet: www.cnj.jus.br/valorizacao.

Fonte: Ascom - TRF da 5ª Região