Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2012 > Outubro > Encontro reúne no TRF4 órgãos e entidades do país que usam o SEI

Encontro reúne no TRF4 órgãos e entidades do país que usam o SEI

publicado 25/10/2012 12h45, última modificação 11/06/2015 17h12

"O Sistema Eletrônico de Informações modificou o nosso tribunal para melhor. Administrativamente, o Tribunal de Justiça do Tocantins virou outro depois que o adotamos em dezembro do ano passado.” A declaração é de William de Morais Gois, técnico judiciário da Diretoria Administrativa do TJTO. Ele destaca a satisfação que o SEI – o processo eletrônico da área administrativa desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) – trouxe para os usuários da corte tocantinense.

Gois é um dos representantes dos órgãos e entidades brasileiras que utilizam o sistema, o grupo denominado SEI Federação, e que participaram no TRF4 da edição 2012 do Encontro SEI Federação. O evento, promovido pelo TRF4, aconteceu no auditório da corte, em Porto Alegre, durante o dia de hoje (24/10).

O encontro teve o objetivo de reunir os tribunais e instituições que utilizam o SEI para apresentar as inovações do sistema e realizar uma troca de experiências e informações sobre o uso do processo eletrônico. A abertura foi feita pelo assessor chefe de gabinete da Presidência do TRF4, Rogério Welter. A diretora da Coordenadoria de Gestão do Conhecimento e gestora do SEI, Patrícia Santanna Garcia, coordenou a reunião.

Os representantes fizeram apresentações para destacar como o sistema alterou e inovou as rotinas de tramitação dos processos dentro de suas instituições. Marília Portela Oliveira, arquivista da Defensoria Pública da União, ressaltou: “desde abril deste ano, quando passamos a utilizar o SEI, tivemos uma economia de recursos muito grande na DPU. Mas o mais marcante foi a racionalização que ganhamos para o trâmite dos processos e as rotinas de trabalho”.

Outro ponto discutido no encontro foram as novas ferramentas e recursos próprios que cada entidade desenvolveu dentro da sua experiência de uso do SEI. Mostrando que o sistema é versátil para se adaptar às particularidades e características de cada órgão, Gois salientou a melhoria na integração do TJTO com as comarcas do estado como um grande benefício. “Acima de tudo, o mais importante para nós foi o avanço na comunicação com todas as comarcas do Tocantins. Com o SEI, a circulação e o acompanhamento dos processos ficaram muito facilitados”.

Fonte: Ascom TRF4