Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2012 > Dezembro > Subseção Judiciária de Monteiro (PB) inaugura sede própria na quinta-feira

Subseção Judiciária de Monteiro (PB) inaugura sede própria na quinta-feira

publicado 17/12/2012 13h45, última modificação 11/06/2015 17h10

O presidente do TRF5, desembargador federal Paulo Roberto de Oliveira Lima, e a diretora do Foro da Seção Judiciária da Paraíba, juíza federal Helena Delgado Fialho Moreira, inauguram na próxima quinta-feira, 20/12, a sede própria da Subseção Judiciária de Monteiro (SJM), a 319 km de João Pessoa/PB. Em homenagem ao filho ilustre, as novas instalações da SJM serão denominadas de Fórum Ministro Djaci Falcão, falecido em janeiro passado. A Subseção Judiciária de Monteiro abriga a 11ª Vara Federal na Paraíba e, além da população do município, tem uma abrangência que atinge 14 cidades localizadas no Cariri paraibano. Com competência mista (áreas cível, penal, execução fiscal e Juizado Especial Federal), as novas instalações vão permitir uma melhor prestação jurisdicional a mais de 90 mil habitantes.

Homenageado - O ministro Djaci Falcão empresta o nome a dois prédios da Justiça Federal na 5ª Região: à sede do TRF5, no Recife e, agora, à Subseção Judiciária de Monteiro, na Paraíba. Nascido na cidade do Monteiro, no dia 4 de agosto de 1919, Djaci Falcão formouse pela Faculdade de Direito do Recife UFPE) em 1943. No ano seguinte, obteve o primeiro lugar em concurso e ingressou na magistratura do Estado de Pernambuco. Também integrou o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), assumindo a sua presidência em 1966. Um ano depois, foi nomeado ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), por decreto do presidente Castello Branco, cargo no qual permaneceu por 22 anos.


Fonte: Tribunal Regional Federal da 5a Região