Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2012 > Dezembro > Realizada a nominação do Centro de Memória da JFSP

Realizada a nominação do Centro de Memória da JFSP

publicado 04/12/2012 19h00, última modificação 11/06/2015 17h10

Aconteceu no dia 30/11, no anexo Administrativo da República, a solenidade de nominação do Centro de Memória da Justiça Federal em São Paulo “Ministro Milton Luiz Pereira”, nome escolhido pelo presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, desembargador federal Newton De Lucca, em homenagem ao ministro aposentado do STJ e primeiro presidente do TRF3. 

O evento teve início com a apresentação de um vídeo institucional sobre a importância do acervo documental da JF como fonte histórica para a sociedade. As juízas federais vice-diretoras do Foro, Marisa Vasconcelos e Alessandra de Medeiros, falaram acerca da necessidade de se preservar adequadamente os processos judiciais e outros documentos considerados de guarda permanente.

“Ao preservarmos a história da Instituição, estamos preservando a história de nosso estado e também de nosso país. Se não fizermos um bom trabalho nesse sentido, corremos o risco de perder esse precioso acervo”, afirmou Alessandra de Medeiros.

Para Marisa Vasconcelos, é preciso que haja uma continuidade no trabalho de Gestão Documental a fim de possibilitar a construção da memória institucional, bem como proceder à eliminação de documentos que não tenham valor histórico e que acabam ocupando o espaço dos arquivos.

O desembargador federal Newton De Lucca, que já lecionou História, falou sobre a importância de se discutir durante o evento um tema tão relevante. “Sempre fui muito ligado a questão do valor histórico das coisas, dos documentos, dos fatos e da preservação de tudo isso. Tenho muita esperança de que esta iniciativa venha a dar frutos e se expandir”, destacou.

Na ocasião, também foi aberta uma exposição com painéis e objetos antigos em um espaço que servirá para divulgar o trabalho do Núcleo de Gestão Documental e Memória. 

Estiveram presentes no evento o juiz federal diretor do Foro, Ciro Brandani Fonseca, a desembargadora federal Daldice Santana, as juízas federais Fernanda Souza Hutzler, Luciana Ortiz Zanoni e Leila Paiva Morrison e servidores da Justiça Federal.

Fonte: JFSP