Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2012 > Dezembro > Instalada subseção judiciária em Viçosa /MG

Instalada subseção judiciária em Viçosa /MG

publicado 07/12/2012 17h00, última modificação 11/06/2015 17h10

Situada na Zona da Mata mineira, Viçosa é uma cidade essencialmente universitária, com várias instituições de ensino que atraem estudantes de todo o Brasil. Nesta sexta-feira, dia 7 de dezembro, o presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª. Região, desembargador federal Mário César Ribeiro, instalou a subseção judiciária do município, a 23.ª do estado, composta por vara única e com competência geral e juizado especial federal adjunto cível e criminal. A jurisdição do novo órgão, além de Viçosa, abrangerá 25 municípios da região, beneficiando uma população de 381 mil habitantes.

O presidente Mário César Ribeiro destacou que as obras de adaptação do prédio tiveram um custo de 290 mil reais e despesas de manutenção e locação orçadas em 52 mil reais mensais. “Tudo isso para permitir que o jurisdicionado tenha um local condigno para ser atendido.” Disse ainda que o investimento é parte de um alicerce estabelecido em sua gestão, “uma maior integração do Tribunal com as seções e subseções judiciárias.”

Em seu discurso, o presidente convocou a população da região a atuar de forma integrada e com entusiasmo. ‘Tenho a convicção de que nada podemos fazer senão aquilo que pudermos sonhar e construir juntos, uma vez que, como disse o poeta (Raul Seixas), ‘um sonho sonhado sozinho é um sonho. Um sonho sonhado junto é realidade’”, disse o desembargador.

Para o diretor do foro da Seção Judiciária de Minas Gerais, juiz federal Guilherme Mendonça Doehler, “Viçosa é uma espécie de represa cultural, onde jovens de vários pontos do País pousam para beber das águas do saber, mas fora a comunidade universitária, os cidadãos de Viçosa e dos demais municípios citados também vivenciam conflitos comuns a todo polo de desenvolvimento econômico e de efervescência social”.

Encerrou sua fala, lembrando, “este é um momento de alegria e, mesmo diante dos obstáculos citados, prosseguiremos no firme propósito de dar a cada cidadão que aqui venha o que é seu, pois isso é distribuir justiça”.

Já o diretor da Subseção Judiciária de Viçosa, juiz federal Ubirajara Teixeira, falou de sua trajetória na justiça federal. Mineiro de Juiz de Fora, atuou em Manaus/ AM nos últimos dois anos. Para ele, “uma experiência enriquecedora, mas quem é de Minas acaba sentindo falta das montanhas do estado, do jeitinho típico do mineiro de cativar”. Desta forma, o magistrado considera a nomeação para dirigir a nova subseção um retorno para casa.

O juiz Ubirajara Teixeira citou ainda a jovialidade do município, o saber e os eventos culturais, nitidamente ligados à Universidade de Viçosa, lembrando que o curso de Direito da universidade, no último exame da OAB, ficou em segundo lugar em nível de aprovação.

Também participaram da solenidade o prefeito de Viçosa, Celito Francisco Sari; o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Luiz Eduardo Salgado; a representante do diretor do Fórum da Comarca, juíza de direito Adriana Fonseca Barbosa Mendes; o procurador-chefe da República em Minas Gerais, Adailto Ramos do Nascimento; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil/Subseção de Viçosa, Leonardo Pereira Rezende, e o representante da Assembleia Legislativa do Estado de Minas, deputado estadual Paulo Lamac.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Tribunal Regional Federal da 1.ª Região