Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2012 > Dezembro > Inaugurado novo sistema para aprimorar segurança no prédio dos Juizados

Inaugurado novo sistema para aprimorar segurança no prédio dos Juizados

publicado 12/12/2012 16h30, última modificação 11/06/2015 17h10

A desembargadora federal Neuza Maria Alves, ao lado do diretor do Foro Ávio Novaes inauguraram na última sexta-feira, 7/11, um novo sistema que aprimora a segurança dos magistrados e servidores.

O sistema consiste de dois aparelhos telefônicos, ligados na recepção e na sala da segurança dos JEFs, interligados às salas de audiências das varas e destinados exclusivamente a ligações de emergência, a partir do acionamento de uma tecla dos telefones das salas de audiências.

Nos casos de emergências que necessitem da presença dos agentes de segurança e/ou vigilantes, durante a realização das audiências, a Direção do Foro solicitou uma configuração no sistema de telefonia que agora se denomina linha vermelha.

Em casos de exaltação de alguma das partes durante uma audiência, fato que já ocorreu em algumas ocasiões, o magistrado ou quem o apoie, acionará uma tecla do aparelho telefônico, que já está previamente configurada, e os telefones localizados na portaria e na sala da segurança tocam simultaneamente, indicando no seu painel de onde se originou a ligação. Assim, é acionado o aparato da segurança do prédio, que atenderá ao chamado o mais prontamente numa eventual intervenção.

Todas as partes integrantes do sistema, Coordenação Administrativa, atendentes de portaria, agentes de segurança e vigilantes, foram orientados que os aparelhos telefônicos de emergência não fazem nem recebem ligações e não devem ser utilizados para qualquer outro fim, mantendo a linha sempre disponível.

A Direção do Foro lembra que não foi necessário qualquer dispêndio de recurso financeiro para a aplicação desta ferramenta, o que foi saudado pela desembargadora federal que afirmou que administrar com pouco dinheiro é um desafio à criatividade do gestor.

A desembargadora federal Neuza Alves fez o teste do sistema e em poucos segundos a segurança estava no local da chamada.

Também participaram da inauguração o desembargador federal aposentado Aloísio Palmeira Lima e os juízes das varas do JEF: Dirley Cunha Júnior, Alex Schramm de Rocha, Luísa Ferreira Lima Almeida e Clara da Mota Santos.

Fonte: JFBA