Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2012 > Dezembro > Crimes contra a vida de Agentes Públicos em discussão na JFCE

Crimes contra a vida de Agentes Públicos em discussão na JFCE

publicado 08/12/2012 14h30, última modificação 11/06/2015 17h10


A Justiça Federal no Ceará - JFCE em parceria com a Alfândega do Porto de Fortaleza - ALF/FOR promoverá, nesta segunda, 10, o seminário “Dia da Segurança Funcional Preventiva”. O evento trará aos participantes uma discussão em torno da segurança preventiva, em vista os crimes praticados contra a vida de servidores da JFCE (agentes, oficiais de justiça) e magistrados bem assim servidores da Receita Federal do Brasil e de Segurança no Trabalho Fiscal. O Seminário ocorrerá no auditório do edifício sede da JFCE, 5º Andar, Praça Murilo Borges, centro, Fortaleza (CE).

Duas palestras comporão o evento: “Direitos humanos e corrupção”, às 9h, proferida pelo Diretor do Foro da Justiça Federal no Ceará, Juiz Federal Leonardo Resende Martins, e “Projeto de Prevenção de Ilícitos Criminais Contra a Vida de Servidores da Receita Federal do Brasil e de Segurança no Trabalho Fiscal (Previna)”, às 10h15, que será ministrada pelo Auditor Fiscal José Luís de Rosalmeida (Seção de Vigilância e Controle Aduaneiro da Alfândega).

Será exibido também vídeo institucional que trata da vitimização de Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil, produzido pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (SINDIFISCO NACIONAL).

Comenda “Antônio Sevilha”

Na oportunidade, o Inspetor-Chefe da ALF/FOR, Helder Rocha, falará sobre a Comenda “Antônio Sevilha”. Antônio Sevilha de Souza foi agente aduaneiro da Receita Federal assassinado, em 29/09/2005, em Maringá (PR), com cinco tiros, por ter combatido o crime organizado, que atuava no comércio exterior.

Mariângela Sevilha, viúva do Auditor Fiscal Antônio Sevilha, estará presente ao evento, e falará sobre o assassinato de seu esposo e a necessidade da conscientização quanto à conduta inteligente dos agentes públicos aos riscos decorrentes de ações ou interesses externos e internos contra a instituição e seus servidores e à necessidade de salvaguardar conhecimentos e dados protegidos pelo sigilo funcional.

Diretor do Foro da JFCE receberá a comenda “Antônio Sevilha”

Juiz Federal Leonardo Resende Martins, Diretor do Foro da JFCE, será homenageado no evento com a Comenda “Antônio Sevilha”. Segundo o Inspetor-Chefe da ALF/FOR, Hélder Rocha, a homenagem se deve “em razão do trabalho realizado na Diretoria do Foro da JFCE e pela contribuição no combate ao crime organizado, em conformidade com o Programa Nacional de Capacitação e Treinamento para o Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro”.

Autor: Seção de Comunicação Social JFCE