Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2010 > Dezembro > Mutuários da Caixa fazem acordos na JFAL

Mutuários da Caixa fazem acordos na JFAL

publicado 03/12/2010 09h40, última modificação 11/06/2015 17h13

Mutuários do Sistema Financeiro de Habitação têm, durante toda essa semana, a oportunidade de renegociar suas dívidas e quitá-las após acordo que pode ser bastante favoráveis às partes, na Semana Nacional da Conciliação, na Justiça Federal em Alagoas (JFAL). O trabalho é feito em parceria com a Caixa Econômica Federal, por meio da Engea e a Defensoria Pública da União.

Segundo o juiz federal coordenador da Semana da Conciliação, Gustavo de Mendonça Gomes, na JFAL são cerca de 300 processos, na maioria dos quais os mutuários buscam rever os valores de prestações e saldo devedor.

A comerciante Jagaraci Maria de Albuquerque, 39 anos, ficou feliz ao assinar nesta terça-feira (30/11) seu acordo para quitação do imóvel onde reside no Conjunto Graciliano Ramos, no bairro do Tabuleiro em Maceió. “Foi muito bom, pois todo mundo tem o sonho de ter uma casa própria. Agora estou mais aliviada, com a casa quitada”, disse.

Jagaraci mora há 13 anos no imóvel, adquirido de terceiros, ela tinha o chamado “contratos de gaveta”, pois havia comprado a chave e se responsabilizado pelas prestações. Agora, com o acordo vai regularizar e quitá-lo com R$ 5.400,00. Já havia depositado em juízo R$ 1.500,00.

“Ao realizar acordos entre as partes, a Justiça conduz a um processo de paz social, onde o diálogo se torna mais efetivo e ágil, havendo uma redução do número de litígios e do tempo para a análise dos processos judiciais”, afirma o juiz Gustavo Mendonça.

 www.jfal.jus.br