Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2010 > Dezembro > Juiz federal Paulo Cordeiro recebe título de Cidadão Honorário de Arapiraca

Juiz federal Paulo Cordeiro recebe título de Cidadão Honorário de Arapiraca

publicado 02/12/2010 10h05, última modificação 11/06/2015 17h13

O diretor do Foro da Justiça Federal em Alagoas (JFAL), juiz federal titular da 3ª Vara, Paulo Machado Cordeiro será homenageado nesta quinta-feira, dia 2 de dezembro pela Câmara Municipal de Arapiraca, com o título de Cidadão Honorário de Arapiraca. Na direção da JFAL, o magistrado foi responsável pela construção e instalação da 8ª Federal no município, que abrange 47 municípios alagoanos. A sessão solene de outorga do título será às 19h30 min, no auditório do Foro Desembargador Orlando Manso, em Arapiraca.
 
Paulo Cordeiro é baiano de nascimento e alagoano de coração, há 19 anos, desde 1991. Com formação em Direito pela Universidade Federal da Bahia, é mestre em Direito Público pela UFAL, onde é professor de Introdução ao Direito e Direito Tributário. Como magistrado federal é diretor do Foro da Seção Judiciária de Alagoas há 8 anos consecutivos e juiz convocado por 28 vezes para desempenhar as funções de desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5). É juiz da Turma Recursal de Alagoas.
 
Atuou em outras áreas jurídicas como auditor jurídico do Tribunal de Contas do Estado da Bahia; procurador da Fazenda Nacional em Salvador; procurador da República em Salvador; procurador regional eleitoral, em Salvador; membro do Conselho Penitenciário do Estado da Bahia; juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas, além de ter atuado por12 anos como advogado, em Salvador.
 
Foi indicado para compor por três vezes, a lista de promoção por merecimento para o cargo de desembargador federal do TRF5.
 
Em reconhecimento de suas posições vinculadas aos pleitos da sociedade civil recebeu homenagens, como a medalha do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Alagoas; medalha conferida pelo TRE de Alagoas por serviços prestados e homenagem do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Petróleo.
 
O juiz federal Paulo Cordeiro proferiu na 3ª Vara Federal desde outubro de 1991, mais de 25 mil sentenças. Na Turma Recursal Federal, foram mais de 20 mil acórdãos, com reconhecimento em Alagoas pelas posições favoráveis aos necessitados e carentes. Como magistrado, tem posições relevantes como à definição de que os segurados aidéticos, cancerosos, chagásicos, independentemente do estágio do mal, têm direito ao beneficiamento de aposentadoria.
 
O presidente da Câmara Municipal de Arapiraca, Josias de Albuquerque Barbosa e a vereadora Gilvânia Gomes de Barros convidam a todos para solenidade de homenagem ao juiz federal Paulo Machado Cordeiro.

www.jfal.jus.br