Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > 08 Agosto > Apoio administrativo foi o tema desta quinta (29) do Encontro com as Bases no CJF

Notícias

Apoio administrativo foi o tema desta quinta (29) do Encontro com as Bases no CJF

Flui JF

por publicado: 29/08/2019 18h03 última modificação: 29/08/2019 18h05
Evento reuniu diretores de Secretaria da Justiça Federal (JF)

Foi realizada nesta quinta (29), no Conselho da Justiça Federal (CJF), mais uma edição do Encontro com as Bases. O evento, cujo tema foi Apoio administrativo, reuniu diretores de Secretaria da Justiça Federal (JF).

A abertura foi conduzida pela secretária-geral do CJF, juíza federal Simone dos Santos Lemos Fernandes, que ressaltou que o evento é uma troca de experiências entre tribunais, Seções Judiciárias e CJF. “Queremos saber das dificuldades de vocês. Muitas vezes, quando estamos na administração, achamos que estamos caminhando em um sentido inovador, mas, quando você vê, alguém já fez isso há muito tempo. Com isso, despendemos energia e pessoal para algo que já está pronto. Então, este compartilhamento de iniciativas e ideias é importante para todos”, ponderou.

Siads e Cartão de Pagamento

Abrindo a programação, a subsecretária de Contabilidade Pública da Secretaria do Tesouro Nacional, Gildenora Batista Milhomem, falou sobre o Sistema Integrado de Administração de Serviços (Siads), desenvolvido pelo Executivo Federal. Primeiramente, Gildenora contextualizou o Siads, que será contratado em breve pelo CJF para toda a JF.

Segundo ela, o Siads é o único sistema efetivamente integrado com o Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI), o que permite uma gestão eficiente com melhores práticas de governança no Setor Público. “Os módulos que compõem o sistema - material, patrimônio e transporte – geram informações estratégicas para a tomada de decisão dos gestores. A partir de 1º de outubro, todos os órgãos da Administração Direita e Indireta do Poder Executivo Federal utilizarão o Siads”, comemorou a subsecretária do Tesouro.

O antigo secretário de Administração do CJF e atual diretor de Secretaria da 5ª Vara da Seção Judiciária do Distrito Federal, Wellington José Barbosa, apresentou pontos sensíveis da Resolução n. 569/2019, que dispõe sobre suprimento de fundos e Cartão de Pagamento do Poder Judiciário (CPPJ) no âmbito da Justiça Federal. Segundo Wellington, o assunto estava parado no CJF há anos e rendeu um exame minucioso antes de ser aprovado pelo Colegiado, em agosto. “O assunto é intenso e não se esgota. Mas, com a resolução, a intenção era colocar o Cartão em funcionamento, para que as dificuldades fossem repensadas na prática”, afirmou ele.

Dúvidas CPPJ e boas práticas

No período da tarde, os gerentes de Relacionamento do Banco do Brasil Rita de Cássia Macedo e Leandro Bezerra tiraram dúvidas sobre limites e facilidades do Cartão de Pagamento do Poder Judiciário (CPPJ) e auxiliaram os gestores no preenchimento da proposta de adesão do Cartão. Segundo Leandro, as principais vantagens são a redução de custos, facilidade na compra, controle de gastos e transparência.

As contas vinculadas também estiveram em pauta com a subsecretária de Compras, Licitações, Contratos e Patrimônio do CJF, Luana Carvalho de Almeida. A subsecretária fez um histórico sobre as normas regulamentadoras e disse que estão sendo feitos estudos para desonerar o órgão da obrigatoriedade da gestão das verbas das empresas nas contas. “Esse encontro é o momento oportuno para trazermos esse assunto, principalmente tendo em vista os recentes acórdãos do TCU e a discussão no Executivo sobre a obrigatoriedade das contas”, concluiu.

O evento foi encerrado com a apresentação das boas práticas das Seções Judiciárias do Piauí e do Acre na gestão das contas vinculadas e da Seção Judiciária de São Paulo em telefonia.

Encontro com as Bases

A iniciativa faz parte do Programa de Desburocratização e Simplificação da Justiça Federal (FLUI JF), lançado pelo CJF para incentivar e captar práticas e casos de sucesso na JF que facilitem procedimentos judiciais, extrajudiciais e de administração judicial.

O Encontro com as Bases tem por finalidade o diálogo entre as Seções Judiciárias. No primeiro semestre, foram realizados eventos sobre Sustentabilidade e Gestão de Pessoas, além de reunião com os Diretores de Foro.